Reunião «apontou algumas linhas programáticas com sentido de um discernimento pastoral para uma Igreja sinodal»

Portalegre, 26 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco presidiu à primeira reunião do Conselho Presbiteral da diocese, no dia 25 de novembro, apontando “linhas programáticas” em torno de uma “Igreja sinodal”
“Respondendo à interpelação do Conselho Presbiteral sobre as expectativas que tem para a Diocese, Dom Pedro apontou algumas linhas programáticas com sentido de um discernimento pastoral para uma igreja sinodal que é desafio para toda a Igreja”, indica o comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
D. Pedro Fernandes, quis ouvir também os membros do Conselho Presbiteral sobre “sugestões relevantes a considerar no seu exercício do seu múnus como primeiro Pastor da Diocese”.
D. Pedro Fernandes foi ordenado bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco no dia 16 de novembro, sucedendo a D. Antonino Dias que renunciou por motivos de idade.
Durante a reunião do Conselho Presbiteral, os conselheiros referiram-se a atividades já programadas na diocese, referindo nomeadamente 25º aniversário de ordenação episcopal de D. Antonino Dias, a 21 de Janeiro de 2026, e ao “modo de assinalar esta celebração”.
No comunicado, o relator dá conta que a reunião em sessão extraordinária do Conselho Presbiteral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, reconduzido pelo bispo diocesano após tomar posse, foi uma oportunidade de dar as “boas-vindas ao novo Bispo” e de dar a conhecera “realidade da Igreja Diocesana no contexto particular dos cinco Arciprestado”, Abrantes, Castelo Branco, Ponte de Sor, Portalegre e Sertã.
“Os trabalhos prosseguiram num registo de conhecimento mútuo e o Senhor Bispo D. Pedro partilhou com o Conselho a sua história de vida, salientando a sua caminhada de discernimento vocacional e o seu percurso como sacerdote Missionário Espiritano, em especial na sua Missão na Guiné e Moçambique”.
O novo bispo da Diocese de Portalegre-Castelo nasceu a 22 de junho de 1969 em Lisboa; frequentou o primeiro ano de Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e em 1988, ingressou na comunidade de estudantes Espiritanos do Restelo, em Lisboa, onde prosseguiu os seus estudos enquanto desenvolvia trabalho pastoral.
D. Pedro Fernandes, de 56 anos de idade, era até agora presidente do Conselho de Administração da Associação de Apoio Social ‘Anima Una’ (Braga).
O lema episcopal do novo bispo é ‘Um só coração, uma só alma’ (Cor Unum et Anima Una) dos missionários do Espírito Santo, uma frase do livro bíblico dos Atos dos Apóstolos (4, 32b), e descreve “a comunidade cristã primitiva”.
A Diocese de Portalegre-Castelo Branco tem 161 paróquias, distribuídas por cinco regiões (arciprestado de Abrantes 33 paróquias, de Castelo Branco 44, Ponte de Sor 27, Portalegre 22 e Sertã 35), contando com o trabalho pastoral de padres diocesanos e religiosos, religiosas, diáconos permanentes, três institutos seculares, associações, movimentos de leigos e 39 misericórdias.
PR
