Bispo incentivou à «formação», durante Assembleia Diocesana da Pastoral Social
Portalegre, 15 mar 2017 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco incentivou à participação nas ações da Semana Cáritas 2017, que termina este domingo, destacando o peditório de rua que começa esta quinta-feira.
D. Antonino Dias falava na assembleia intitulada ‘Igreja, Casa de Todos’, promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana, no Cineteatro Municipal de Alter do Chão.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização do encontro informa que o prelado encerrou a Assembleia da Pastoral Social e observou que se está “a formar” e é necessário participar nestas ações de formação.
O prelado começou o encontro por incentivar a “aproveitar” o dia para “espevitar a chama da fé, da solidariedade, de ver o ‘outro” um dom”.
D. Antonino Dias considerou a diocese como “porta da misericórdia numa Igreja em saída e sem medo” ao encontro dos outros.
A 8.ª Assembleia da Pastoral Social, intitulada ‘Igreja, Casa de Todos’, teve presente o tema geral ‘A fé da sentido(s) à nossa vida’ proposto pela Diocese de Portalegre-Castelo Branco para o atual ano pastoral.
O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana, Elicídio Bilé, que fez o enquadramento da iniciativa, referiu que o tema procura dar resposta à realidade diocesana, com pessoas das mais variadas regiões, “migrantes económicos, migrantes refugiados, para estudar ou para trabalhar”.
Já a diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações apresentou o tema ‘Uma pastoral de serviço às pessoas em mobilidade’, na conferência da manhã.
Eugénia Quaresma referiu, por exemplo, que cada um é chamado à construção de um reino de perdão amor e paz e os refugiados, com a sua vida, denunciando as injustiças e acolhendo todos, porque “acolher é uma forma de amar”.
À tarde, o Cineteatro Municipal de Alter do Chão recebeu a equipa nacional do programa ‘+Próximo’, da Cáritas Portuguesa.
CB/OC