Diocese vai realizar a 41.ª Peregrinação Diocesana a Fátima, no último domingo de maio, dia 25
Portalegre, 05 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco presidiu à reunião do Conselho Presbiteral, órgão constituído por sacerdotes, e da agenda de trabalhos destaca-se a atenção às vocações, ao processo sinodal e Ano Santo 2025, e a Peregrinação Diocesana a Fátima.
“Com esperança, fez-se o ponto da situação das reuniões do Pré-Seminário, apelando-se a uma maior atenção de todos à promoção vocacional nas paróquias, ressaltando uma grande satisfação por se terem retomado estes encontros vocacionais”, informa o Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral, em comunicado enviado, esta terça-feira, à Agência ECCLESIA.
Neste âmbito vocacional, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco perspetiva um novo grupo de candidatos ao diaconado permanente, tem “15 inscrições para iniciar um novo curso de formação”, o vigário episcopal do Clero partilhou “diligências e dificuldades para iniciar” esta formação.
O bispo D. Antonino Dias quis também ouvir este órgão diocesano sobre o destino da próxima Renúncia Quaresmal, tempo litúrgico que a Igreja Católica vai celebrar de 5 de março a 17 de abril: Tiveram presente o pedido do pároco de Constância sobre a requalificação da igreja de Santo Inácio, na Diocese indiana de Madurai, jovens e cinco padres dessa paróquia participaram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023; e foi manifestada a ideia de “continuar a reforçar o Fundo Diocesano de Emergência Social, gerido pela Cáritas Diocesana”.
O Conselho Presbiteral de Portalegre-Castelo Branco abordou também a programação da 41.ª Peregrinação Diocesana a Fátima, que a diocese vai realizar no dia 25 de maio, o último domingo desse mês, neste ano jubilar dos 475 anos da criação desta diocese.
O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral de Portalegre-Castelo Branco informa ainda que avaliaram as Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro (28 a 30 de janeiro), manifestaram “grande apreço pelo ambiente familiar e festivo”, e também a Folha Dominical diocesana ‘Palavra que Une’, “a partilha sobre a sua funcionalidade não foi unânime”, a continuidade “será avaliado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral”, e o Instituto Diocesano do Clero apresentou as contas do ano 2023.
Sobre o processo sinodal na diocese tiveram “em atenção” as conclusões preliminares do I Encontro Sinodal Nacional, de 11 de janeiro, em Fátima, que fez “surgir propostas concretas, embora se sintam algumas dificuldades em o levar à prática”.
O comunicado do Conselho Presbiteral de Portalegre-Castelo Branco começa por explicar que o bispo diocesano, D. Antonino Dias, recordou os “princípios fundacionais” deste órgão constituído por um grupo de sacerdotes, “alguns passos do seu percurso histórico e a sua importante missão”.
No sábado, dia 1 de fevereiro, o bispo de Portalegre-Castelo Branco presidiu ao Conselho Diocesano de Pastoral, uma reunião para “traçar rumos de atualidade e esperança”.
CB