Portalegre-Castelo Branco: Concelho Diocesano de Pastoral reuniu-se para «traçar rumos de atualidade e esperança»

Comunicado final destaca diversos temas como a formação aos ministérios laicais, o jubileu, o património vocações e devoção mariana

Foto: Comissão de Gestão do Património Religioso – Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Portalegre, 02 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco presidiu ao encontro do Conselho Diocesano de Pastoral, uma reunião para “traçar rumos de atualidade e esperança” para esta Igreja, “em espírito de autêntica sinodalidade”, realizada este sábado, em Mem Soares.

“Seguindo a intuição do Papa Francisco ao abrir o acesso a ministérios Laicais a homens e mulheres que os exerçam sem serem candidatos ao sacramento da Ordem, o conselho instou a que a diocese caminhe na concretização da formação necessária à futura instituição de ministros que sirvam a vida espiritual e litúrgica das comunidades”, lê-se no comunicado final da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral.

Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, este órgão consultivo auxiliar do bispo, destaca “o dinamismo gerado” pelo Ano Santo 2025, o jubileu da Esperança, e apela a uma “efetiva coordenação que permita a participação de cada um”.

“O jubileu dos Jovens em Roma, no verão, motiva e mobiliza alguns grupos de jovens na Diocese que totalizam uma centena. A qualidade e generosidade desses jovens e de quem os acompanha, são para a Igreja particular de Portalegre – Castelo Branco a certeza de um futuro promissor”, acrescenta.

O Jubileu dos Jovens, que vai decorrer de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, em Roma, a capital italiana, e no Vaticano e vai ficar marcado pela canonização de Pier Giorgio Frassati, que nasceu em Turim, a 6 de abril de 1901, e que foi patrono da JMJ Lisboa 2023.

O Conselho de Pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco apela também às comunidades que “tomem medidas de proteção” do seu património, para acabar com a “onda de assaltos que tem varrido, nas últimas semanas, alguns dos lugares de culto”.

A Igreja Católica vai viver um novo tempo litúrgico, de 5 de março a 17 de abril, a Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa.

Foto: Santuário de Fátima

O órgão consultivo auxiliar do bispo diocesano, “conhecedor da generosidade do povo de Deus, entusiasma” D. Antonino Dias a escolher um projeto mais distante para a Renúncia Quaresmal, para além de “reforçar o Fundo Diocesano de Emergência Social, gerido pela Cáritas Diocesana”.

O comunicado final da reunião ordinária deste órgão consultivo diocesano, realizada este sábado, dia 1 de fevereiro, destaca a devoção mariana no território de Portalegre-Castelo Branco que tem como “ponto alto” a peregrinação anual ao Santuário de Fátima, na sua 41ª edição.

“A devoção a Maria, mãe de Deus e nossa Mãe, tem manifestações muito variadas e ricas no território e na vida das comunidades. Essa devoção pode e deve ser valorizada em momentos de encontro que levem os diocesanos a conhecer o património, material e imaterial, dos vários santuários locais”, indica.

O Conselho Diocesano de Pastoral de Portalegre-Castelo Branco “estima que o trabalho do pré-seminário volte a ganhar ritmo”, e afirma que é central dar aos jovens “oportunidades para discernir a vontade de Deus” na descoberta uma alegria realizadora e santificante, “seja qual for a vocação”.

No contexto do I Encontro Sinodal Nacional, realizado no dia 11 de janeiro, em Fátima, das propostas que resultaram dessa reunião promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Conselho Diocesano de Pastoral realça as que valorizam estruturas e formas  de participação ao nível da paróquia, conselho pastoral ou outros meios mais ajustados à realidade geográfica, humana e religiosa das nossas comunidades.

CB

Partilhar:
Scroll to Top