Portalegre-Castelo Branco: Católicos divorciados e recasados e jovens na reflexão do Conselho Presbiteral

Portalegre, 08 jun 2017 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco reuniu-se com o Conselho Presbiteral da diocese para um reflexão sobre a comunicação diocesana, o capítulo VIII da Exortação Apostólica pós-sinodal «Amoris Laetitia» e o Sínodo dos Bispos sobre os jovens, em 2018.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que o Conselho Presbiteral procurou dar resposta às perguntas do documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre ‘Os Jovens, a Fé e o discernimento Vocacional’, em outubro de 2018.

Neste âmbito, o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e das Vocações vai mobilizar os jovens para que “colaborem nas respostas”; as estruturas diocesanas também são mobilizadas a participar com o seu contributo.

O Conselho Presbiteral dedicou um “alargado debate” ao Capítulo VIII da Exortação Apostólica pós-sinodal sobre a família ‘Amoris Laetitia’ quando à “implementação pastoral do «acolher, discernir» e «integrar» os cristãos que “desejam fazer um caminho de integração e discernimento em Igreja” mas não estejam em “conformidade com a doutrina sobre o matrimónio”.

“É uma pastoral delicada, necessária e urgente, e que deve ser feita de harmonia com o apontado pelo Papa Francisco no documento em causa”, observa o comunicado da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Na reunião, os participantes também avaliaram o “desempenho” da comunicação na diocese e o Conselho Presbiteral deu “algumas pistas de ação” para ser “melhorada” e se torne, cada vez, “mais geradora da comunhão diocesana” através da informação e da “formação”.

No encontro realizado no Seminário do Imaculado Coração de Maria, em Portalegre, esta terça-feira, foram também dados “contributos” para o programa do próximo ano pastoral, dentro do plano dos três anos já definidos.

Da agenda da Igreja Católica em Portalegre-Castelo Branco destaca-se a Assembleia Diocesana, a 30 de setembro, na Vila de Alter do Chão, e o Conselho Presbiteral marcou as datas das reuniões do próximo ano pastoral e falaram do Instituto Diocesano do Clero e conheceram as contas da diocese.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top