Portalegre-Castelo Branco: Bispo pede «pastoral familiar positiva, renovada e oportuna»

Assembleia Sinodal vai refletir sobre trabalhos de base das paróquias

Portalegre, 28 out 2014 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco convocou os delegados à Assembleia Sinodal para a terceira reunião e destacou a importância da sua oração e do seu trabalho para a renovada e positiva pastoral familiar que “precisam de implementar”.

“Sentimos a necessidade de uma pastoral familiar positiva, renovada e oportuna, de tal forma eficaz que a família se sinta amada por Deus, pela Igreja e pela sociedade em geral. Uma pastoral de acolhimento, apoiada na verdade e na justiça, que tenha toda a prioridade e centralidade em qualquer programação pastoral”, revela D. Antonino Dias sobre o trabalho que IV Sínodo Diocesano está a desenvolver para o futuro.

Nesse sentido, convocou os delegados à Assembleia Sinodal para a terceira reunião que vai ter duas sessões, onde vão refletir sobre o trabalho realizado nos grupos sinodais paroquiais, respetivamente, a 22 de novembro e 6 de dezembro, no Seminário de São José, em Alcains,

O bispo de Portalegre-Castelo Branco explica que sem minimizar os princípios têm de “saber” dar resposta aos problemas das famílias e aos desafios da sociedade atual.

Para isso, destaca que é preciso apresentar o “fascínio da mensagem cristã” sobre o matrimónio e a família, a sua vocação e missão e “o desvelo com que a Igreja a cuida, a esperança que deposita”.

Segundo o prelado, este anúncio implica criatividade e renovação, mudança de mentalidade, “amor e dedicação concreta às famílias”.

D. Antonino Dias, na terceira convocação da Assembleia Sinodal, recorda que foi esta preocupação que os “ocupou” no ano pastoral 2013-2014: “Uma temática que nos é próxima e muito cara, não fosse a família a célula base da sociedade, civil e eclesial”.

Segundo o prelado, a realidade portuguesa e da diocese “não se afastam muito da realidade global”.

“São muitas e complicadas as situações que a família tem de enfrentar e a que a pastoral familiar tem de saber dar resposta inteligente, eficaz e atempada”, desenvolve D. Antonino Dias na nota divulgada no sítio online da Diocese Portalegre-Castelo Branco.

No último dia de trabalhos da Assembleia Sinodal, a 6 de dezembro, a reunião vai terminar com a celebração da Eucaristia, na Paróquia de São Miguel da Sé de Castelo Branco, e bispo diocesano convida a comunidade a associar-se a este momento de ação de graças.

CB

Partilhar:
Scroll to Top