Portalegre, 06 fev 2013 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco discutiu esta terça-feira com representantes do clero o projeto de transformação do edifício do seminário diocesano, com vista à eventual instalação de uma casa sacerdotal e de um centro pastoral, entre outras funcionalidades.
Na reunião do Conselho Presbiteral realizada no espaço a renovar, o Seminário do Imaculado Coração de Maria, em Portalegre, D. Antonino Dias “apresentou em traços largos as ideias básicas, já em anteprojeto, de uma possível intervenção e reestruturação do edifício”, revela uma nota de imprensa enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O programa do encontro incluiu a atualização das informações referentes ao quarto sínodo diocesano, convocado em outubro de 2011.
O coordenador da equipa central “manifestou a necessidade de maior inserção na dinâmica do Sínodo”, para que o funcionamento dos grupos “se prenda ao essencial da reflexão” e sejam utilizados os formulários destinados ao registo das propostas a comunicar à Comissão Teológica, que por seu lado as sintetiza para apresentação nas assembleias sinodais.
Os padres conselheiros de D. Antonino Dias debateram também a formação de novos candidatos ao diaconado permanente, a catequese de adultos e o Curso de Aprofundamento da Fé que se inicia em fevereiro no arciprestado da Sertã, bem como questões relativas às vocações sacerdotais, Pré-seminário e Seminário.
A agenda para 2013 compreende o Jubileu do Clero Diocesano, a realizar no dia 1 de maio em local a decidir pelos quatro sacerdotes que em 2013 assinalam 25 e 50 anos de ordenação, e ainda o Simpósio Nacional do Clero, marcado para 4 a 7 de setembro, em Fátima, sobre o tema “O Padre: Homem de Fé, do ministério ao Mistério”.
RJM