Portalegre-Castelo Branco: Assembleia Sinodal esteve reunida

O tema abordado foi «Fé, Evangelização e Vocações na Igreja»

Portalegre, 15 jan 2014 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral de Portalegre-Castelo Branco realizou a segunda sessão da II Assembleia Sinodal, para debater o tema ‘Fé, Evangelização e Vocações na Igreja’.

As reflexões incidiram mais especificamente sobre o tema das vocações na Igreja, “a vocação central, radical no Batismo e Crisma e depois os diferentes caminhos nos quais cada membro pode concretizar esta vocação unificadora, sejam elas as vocações matrimoniais ou as vocações de consagração religiosa laical”, disse hoje à Agência ECCLESIA o padre Bonifácio dos Santos Bernardo.

“Dos seis temas a estudo foram elaboradas cerca de 37 propostas para o plano de trabalho que foram analisadas e votadas nas duas assembleias sinodais” refere o secretário diocesano da pastoral.

Durante a segunda sessão, que decorreu este sábado no Seminário de Alcains, em Castelo Branco, “os membros da assembleia sinodal dividiram-se em sete equipas debruçando-se todos sobre as propostas e preposições elaboradas pela comissão coordenadora e pela comissão teológica/pastoral do Sínodo, que estavam inseridas no plano de trabalho de 2013”, acrescentou.

D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, marcou presença nesta reunião, onde aproveitou o momento para motivar a assembleia a colaborar e a não ficar inativa porque a “vida deve ser ativa e fecunda”, recordando que “se a construção da santidade exige um esforço pessoal de colaboração com a Graça de Deus, ela, na verdade, não se constrói sem o compromisso de evangelizar” e por isso o anúncio do Evangelho deve ser feito “não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria”, refere uma nota publicado no portal da diocese.

A terceira sessão da II Assembleia Sinodal vai acontecer “provavelmente no final do ano de 2014” e até junho os grupos sinodais paroquiais vão refletir e apresentar propostas  sobre o tema ‘Família, sua natureza e missão’, revelou o padre Bonifácio dos Santos Bernardo.

As propostas devem ser enviadas até dia 30 de junho por escrito à comissão coordenadora que depois em parceria com a comissão teológico/pastoral do Sínodo vai criar um plano de trabalho a ser discutido.

MD

Partilhar:
Scroll to Top