Porta-voz do Vaticano saúda posição de Obama em relação ao Islão

Santa Sé sempre esteve contra o chamado «choque de civilizações» O porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, saudou a posição de Barak Obama, que pediu no Cairo um "novo começo" nas relações entre os EUA e o Islão.

Recordando que a Santa Sé sempre esteve contra o chamado "choque de civilizações", o Pe. Lombardi considera que a intervenção de Obama no Egipto constitui um passo no caminho certo.

No editorial do programa «Octava Dies», semanário do Centro Televisivo Vaticano, este responsável sublinha que "nos últimos anos, falou-se muito do risco de conflitos de civilização, em particular entre o mundo muçulmano e o mundo ocidental, após o 11 de Setembro".

"A Igreja Católica esteve sempre decididamente contra esta interpretação da realidade mundial, promovendo a compreensão recíproca entre os povos, culturas e religiões, comprometendo-se activamente para que não se tornem mais profundas as posições opostas e as incompreensões, que originam conflitos e guerras", precisou.

Neste contexto, o Pe. Lombardi considera que o discurso do presidente Obama no Cairo, com o qual procurou "estabelecer uma nova relação entre os Estados Unidos e o mundo muçulmano, caminha na direcção adequada e lança no horizonte mundial um elemento de esperança".

O porta-voz do Vaticano afirma que "o indubitável peso político dos Estados Unidos é empregue de forma clara rumo a objectivos que certamente são cruciais para a paz no mundo".

Entre estes objectivos, enumeram-se o compromisso pela solução do conflito entre israelitas e palestinos, a afirmação da necessidade da não-proliferação nuclear, a liberdade religiosa, a dignidade da mulher, a democracia e o desenvolvimento dos povos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top