Por Darfur, semear a esperança

www.pordarfur.org

A sugestão desta semana tem um carácter totalmente humanitário e que necessita urgentemente do apoio de todos. “A campanha Sudão 365 foi lançada a 9 de Janeiro de 2010, uma vez que após 365 dias dessa data deverá ser realizado um referendo que determinará o futuro do Sudão. A população do Sul do Sudão irá votar para decidir se deseja continuar a fazer parte de um Sudão unido ou prefere formar um país independente”. É precisamente neste contexto de preocupação que a equipa por Darfur, estruturou todo o seu site e assim lançou agora este espaço virtual completamente renovado. Esta plataforma é composta pela Amnistia Internacional, Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, Fundação Gonçalo da Silveira, Associação Mãos Unidas Padre Damião, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Missionários Combonianos, Rede Fé e Justiça Europa-África. E possui como principal objectivo, a sensibilização da sociedade portuguesa para a solidariedade com os povos martirizados.

Na página inicial encontramos uma disposição muito bem estruturada e com as principais notícias e campanhas em destaque. No item “notícias”, dispomos de todas as informações actualizadas, quase que diariamente, relacionadas com o povo do sul do Sudão. Em “quem somos”, ficamos a saber o que é pretendido com esta iniciativa (sensibilizar e mobilizar a opinião pública; apoiar projectos de cooperação) e ainda quais são as organizações promotoras e as instituições que colaboram, os objectivos e o enquadramento deste projecto. No item “drama humanitário”, podemos aprofundar mais sobre este drama humanitário, nomeadamente quanto ao cenário actual, alguns testemunhos na primeira pessoa, enquadramento histórico-político, e ainda dados estatísticos. Caso pretenda saber exactamente todas as informações sobre o problema que está a acontecer na “terra dos fur” (Darfur em árabe), clique em “sobre o conflito”. Por último em “como ajudar”, encontramos o espaço certamente mais importante e no qual poderemos perceber o que podemos fazer por este povo.

Fica lançado o repto para que possa visitar e divulgar este projecto que merece a atenção de todos nós, porque “o silêncio mata, a tua voz salva”!

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top