Pompeia: Leão XIV pede que celebrações dos 150 anos do Santuário desenvolvam «alma cristológica e contemplativa do Rosário»

D. Pietro Parolin vai presidir a celebrações no Santuário e evocar chegada do ícone da Virgem do Rosário

Imagem Quadro da Beata Virgem do Santo Rosário de Pompeia

Cidade do Vaticano, 08 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV escreveu uma carta ao cardeal D. Pietro Parolin, legado pontifício para as celebrações no Santuário de Pompeia, onde pede que possa ser desenvolvida a “alma cristológica e contemplativa do Rosário”.

“Concedemos-lhe de bom grado a autoridade, quando presidir à celebração eucarística, de saudar e abençoar em nosso nome o arcebispo prelado, o clero, os religiosos e religiosas, os hóspedes e peregrinos das Obras de Caridade, bem como as autoridades públicas e todos os fiéis cristãos, a quem encorajará, para que neste Templo, humanamente falando, equipados para a fé e a caridade, continue a desenvolver o espírito cristológico e contemplativo do Rosário, em consonância com o impulso do recente São Bartolomeu, sustentado pelo Nosso Predecessor Leão XIII, o «Papa do Rosário»”, escreveu o Papa Leão XIV numa carta em latim, e publicada hoje na sala de imprensa da Santa Sé.

Na missiva, escrita por ocasião das celebrações no Santuário de Pompeia do 150º aniversário da chegada do ícone da Virgem do Rosário, que marcou o nascimento do Santuário, o Papa recorda a canonização de São Bartolomeu Longo, no passado dia 19 de outubro.

Leão XIV recorda a chegada da “venerável imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Rosário” a Pompeia, a13 de novembro de 1875, cuja devoção “felizmente se uniu à obra de São Bartolomeu Longo”, dando origem “a grandes obras de caridade que agora contemplamos”.

“Um baluarte erguido para a reconciliação e defesa da paz, o esplêndido Templo de Pompeia, o 150º aniversário da chegada da imagem da mesma Virgem Maria é adornado com uma comemoração agradecida, cujos principais eventos serão celebrados no próximo mês de novembro”, destaca.

Ao cardeal D. Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano e designado como delegado papal ao Santuário, o Papa pede que presida “às missas solenes e outras celebrações pelo 150º aniversário da chegada da imagem da Virgem do Rosário ao Santuário de Pompeia”.

“Ao confiar a sua missão, Venerável Irmão, à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria do Rosário, concedemos-lhe de bom grado a nossa Bênção Apostólica, penhor das graças celestiais, que desejamos estender a todos os participantes na celebração”, afirma ainda a carta.

LS

Vaticano: Papa elogia exemplo de «homens e mulheres autênticos» dos santos, unindo fé e luta pela justiça

Partilhar:
Scroll to Top