Polonia: Papa lamenta morte de cardeal Jozef Glemp, antigo arcebispo de Varsóvia

Cidade do Vaticano, 25 jan 2013 (Ecclesia) – Bento XVI enviou um telegrama de pesar pelo falecimento do cardeal Jozef Glemp, de 83 anos, falecido esta quarta-feira, que foi o primaz da Polónia entre 1981 e 2009, acompanhando a queda do regime comunista.

As exéquias do arcebispo emérito de Varsóvia serão celebradas esta segunda-feira, na catedral da capital polaca.

No telegrama, o Papa define falecido cardeal como um defensor da dignidade humana numa época difícil e “elogia o seu “profundo amor a Deus e ao próximo, que era a luz, a inspiração e força no difícil ministério de guia da Igreja naquela época em que importantes transformações sociais e políticas afetaram a Polónia e a Europa”.

Bento XVI recorda que “o amor a Deus e à Igreja, a preocupação com a vida e a dignidade de cada pessoa, fizeram do cardeal Glemp um apóstolo da unidade contra a divisão, em favor da concórdia e da construção de um futuro feliz baseado nas experiências alegres e dolorosas da Igreja e do povo”.

“Continuando o trabalho do cardeal Stefan Wyszynski, em comunhão constante com o Papa João Paulo II, com grande prudência, resolveu muitas questões e problemas na vida política, social e religiosa dos polacos”, refere ainda a mensagem.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top