Organização espera cerca de 2 milhões de pessoas em encontros de oração com o Papa
Cracóvia, 30 jul 2016 (Ecclesia) – Os participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 passam entre hoje e amanhã uma noite ao relento no ‘Campus da Misericórdia’, 15 km a sul de Cracóvia (Polónia), celebrando os eventos finais do encontro de jovens católicos com o Papa.
A localidade de Brzegi, na região de Wieliczka, acolheu esta tarde uma vigília de oração e deste domingo a Missa conclusiva da JMJ, com a organização a esperar cerca de 2 milhões de pessoas numa área com aproximadamente 255 hectares.
Centenas de milhares de jovens começaram a deslocar-se, desde o início da manhã, para o ‘Campus da Misericórdia’.
Durante a vigília, jovens de vários países, incluindo a Síria, tiveram oportunidade de expressar ao Papa as suas preocupações e dificuldades.
O encontro começou pouco antes das 19h00 locais (menos uma em Lisboa) com a passagem do Papa pela Porta da Misericórdia, acompanhado por representantes de todos os continentes.
Meditações e cânticos prepararam os peregrinos para a adoração do Santíssimo Sacramento, tradicionalmente o ponto central da vigília.
A exposição do Santíssimo Sacramento teve lugar no altar ‘Luz da Reconciliação e Paz’, dedicado ao santuário mariano de Kibeho, onde um novo centro internacional de oração pela paz vai ser estabelecido brevemente.
A vigília termina com uma oração à Virgem Maria, como aconteceu durante o Dia Mundial da Juventude em Czestochowa, em 1991, na primeira vez que o evento foi recebido pela Polónia.
O Departamento Nacional da Pastoral Junvenil (DNPJ) adianta que após a vigília vão prosseguir os momentos de oração em diferentes tendas, ao longo de toda a noite e madrugada; a celebração em português encontra-se na tenda número 17, sector D4.
A JMJ 2016, iniciada na terça-feira, tem como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” e conta com a participação de cerca de sete mil jovens portugueses.
Após a Missa de domingo, o Papa vai anunciar a cidade-sede e o ano da próxima edição internacional da JMJ.
CB/OC