Política: Bispo de Leiria-Fátima quer que políticos sejam «verdadeiros estadistas»

Peregrinação internacional aniversária vai ter presente vítimas dos sismos em Espanha e no Japão

Fátima, Santarém, 12 mai 2011 (Ecclesia) – O bispo de Leiria–Fátima, D. António Marto, disse hoje esperar que a peregrinação internacional aniversária ao santuário de Fátima, que decorre esta quinta e sexta-feira, contribua para que os políticos sejam “verdadeiros estadistas”.

“Que ajude os responsáveis pela vida pública a serem verdadeiros estadistas, à altura dos desafios desta hora, com grande estatura de homens políticos, que ponham o interesse do povo e do bem comum em primeiro plano”, afirmou o prelado na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação internacional aniversária de maio, presidida pelo cardeal de Boston (EUA), Sean O’Malley.

António Marto referiu-se também aos terramotos ocorridos esta quarta-feira em Espanha e há dois meses no Japão, tendo feito votos para que as populações, na “hora gravíssima” que vivem, encontrem “na espiritualidade a força e coragem de Fátima para enfrentar a crise com novos motivos de vida”.

A localidade de Lorca, na região espanhola de Múrcia, foi atingida esta quarta-feira por um sismo seguido de várias réplicas, provocando a morte de nove pessoas, mais de 300 feridos e milhares de desalojados.

A peregrinação de maio ao santuário mariano assinala a primeira de seis aparições da Virgem Maria, mãe de Jesus, que ocorreram na Cova da Iria entre maio e outubro de 1917, segundo o testemunho das crianças Francisco Marto, Jacinta Marto (beatificadas em 2000) e Lúcia dos Santos, conhecidas como Pastorinhos de Fátima.

Os bispos de Portugal determinaram que a peregrinação deste ano vai também ter como objetivo a evocação da beatificação do Papa João Paulo II, ocorrida a 1 de maio no Vaticano.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top