Lisboa, 07 dez 2017 (Ecclesia) – O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe, hoje no Palácio de Belém, às 16h00, uma delegação da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN-Portugal), padre Jardim Moreira.
A iniciativa, no contexto do Dia dos Direitos Humanos (10 de dezembro), visa realçar “os direitos inalienáveis a cada cidadão e a necessidade de um empenhamento contínuo no sentido de os respeitar”, explica o padre Jardim Moreira,presidente da EAPN-Portugal, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
A vivência em situação de pobreza e exclusão social “constituem uma negação dos direitos humanos universais, pelo que a luta contra estes fenómenos deve ser assumida como um desígnio fundamental no exercício de uma cidadania plena e de uma cultura de participação democrática”, acrescenta.
Para a EAPN-Portugal, só se pode “acionar um verdadeiro combate à pobreza e à exclusão social através de uma abordagem integrada e estratégica que promova a participação efetiva dos cidadãos em situação de pobreza e de exclusão social”.
A delegação que se vai encontrar com Marcelo Rebelo de Sousa é composta por cerca de 30 pessoas.
LFS