Pio XII e os Judeus

Bento XVI reconheceu as virtudes heróicas de Eugénio Pacelli – Papa Pio XII – no passado sábado (19 de Dezembro). Para compreender o papel deste papa na história mundial, as «Paulinas Editora» editaram a obra «Pio XII e os Judeus» da autoria do Pe. Senra Coelho.

Eugénio Pacelli exerceu o seu pontificado entre 1939 e 1958. Neste período ocorreu a 2ª Guerra Mundial que confrontou povos e ideias com uma gravidade inaudita. E o nazismo foi impiedoso na perseguição dos que tomava por inimigos, sobretudo os judeus. Pio XII conhecia a Alemanha, onde estivera como núncio apostólico. Enquanto secretário de Pio XI, papa de 1922 a 1939, ajudara muito o pontífice na compreensão do que se passava e na condenação do nazismo.

Com esta obra compreende-se a posição de Pio XII sobre o Nazismo. «Posição do Papa Pio XII face ao nazismo e ao fascismo»; «Pio XII e os Judeus em Itália»; «Pio XII e os judeus nos campos de extermínio»; «A Santa Sé e os judeus de Leste» e «Recolha histórica de vários gestos de reconhecimento ao papa Pio XII» são as temáticas abordadas nos cinco capítulos deste livro que tem como anexo a carta encíclica «Mit Brennender Sorge» de Pio XI.

Partilhar:
Scroll to Top