Pintura: Ilda David fala sobre as «Histórias escolhidas da Bíblia»

A paróquia de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão, inaugurou a 19 de Junho a exposição de pintura “Histórias escolhidas da Bíblia”, com obras de Ilda David’, que concedeu uma breve entrevista a propósito do seu trabalho.

Sabemos que a Sagrada Escritura desde sempre atraiu o olhar dos artistas e das diversas correntes estéticas. O que a fascina na Sagrada Escritura?
Ao ler Paulo, Hildegard von Bingen, Dante, João da Cruz, Rilke, Cristina Campo, Etty Hillesum, Pascoaes, Maria Gabriela Llansol e Herberto Helder, ao olhar os frescos das catacumbas romanas, de Giotto, Miguel Ângelo, Rafael, pinturas de Rembrandt, citando um pouco ao acaso entre inúmeros e luminosos exemplos, encontro sempre a inesgotável biblioteca que é a Bíblia.

Como surgiu a ideia de ilustrar a obra “Histórias escolhidas da Bíblia”? A que público se dirige este seu trabalho?
Depois de ter trabalhado durante algum tempo sobre todos os textos da Bíblia traduzidos por João Ferreira de Almeida no século XVII, em conversa com o Padre José Tolentino Mendonça surgiu a ideia de partilhar estes textos com pessoas mais novas, tendo o Padre Tolentino escolhido e adaptado um conjunto de histórias que eu ilustrei.

No livro ilustrado as histórias escolhidas são do Antigo e do Novo Testamento. Quais as histórias que exigiram um maior esforço de interpretação?
Atenção e cerimónia estiveram sempre presentes ao longo deste trabalho.

Para pintar estas passagens bíblicas foi necessário o dom da fé como força que dá sentido novo à interpretação das Escrituras ou são apenas lugares comuns possíveis de serem simplesmente ilustrados?
Gostava de responder citando dois provérbios bíblicos: “O temor do Senhor é a correcção da sabedoria: e diante da honra vai a humildade.” (Provérbios 15, 33); “A sorte se lança no regaço: mas do Senhor procede toda sua direcção.” (Provérbios 16, 33)

A exposição pode ser visitada até Outubro no seguinte horário: 6.ª feira – 21h00/22h30; Sábado – 10h00/12h30 e 14h30/18h30; Domingo e feriados – 15h00 / 18h30.

As fotografias da abertura da exposição encontram-se nesta página.

Entrevista conduzida por João Paulo Costa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top