Pier Giorgio e Carlo

Joaquim Mexia Alves, Diocese de Leira-Fátima

Joaquim Mexia Alves

Graças a Deus os Santos não são ciumentos, nem invejosos, na sua vida de santidade.

Vem esta pequena ironia a propósito da canonização hoje de Píer Giorgio Frassati e Carlo Acutis, por esta exacta ordem que Leão IV usou, compreensivelmente, e quase mais ninguém quis usar, nem mesmo a Vatican News.

Com efeito as páginas e sites enchem-se do Santo Carlo Acutis, (e ainda bem que o fazem), e poucos falam ou escrevem sobre o Santo Pier Giorgio Frassati, o que é uma enorme pena, porque a sua vida, a par com a de Carlo, é um exemplo extraordinário para os jovens.

Mais ainda quando percebemos que Pier Giorgio nasceu em berço rico e, por isso mesmo, as suas virtudes são extraordinárias, pois teve que vencer todo um sistema que o empurraria para uma vida sem preocupações, sobretudo preocupações pelos outros, o que seria o oposto da sua curta vida.

Há muitos anos que a vida de Pier Giorgio Frassati me toca sensivelmente, a que acresce o facto de termos nascido no mesmo dia, com 48 anos de diferença.

Que junto de Deus, Píer Giorgio e Carlo, intercedam por nós, sobretudo pela juventude deste nosso mundo, que tanto se afasta de Deus.

Joaquim Mexia Alves

Partilhar:
Scroll to Top