1,7 milhões de assinaturas válidas pela proteção da vida humana
Lisboa, 10 abr 2014 (Ecclesia) – A petição ‘Um de nós’, que reuniu mais de 1,7 milhões de assinaturas pela da vida humana, está a ser apresentada hoje em audição pública no Parlamento Europeu, entre as 09h00 e as 12h30 (menos uma em Lisboa).
A iniciativa que reuniu cidadãos de 19 países, incluindo Portugal, pede que a União Europeia proíba o financiamento de atividades que impliquem a destruição de embriões humanos, em particular nas áreas da investigação, da cooperação e da saúde pública.
‘Um de Nós’ recolheu mais de 73 mil assinaturas em Portugal, que foram entregues em novembro na Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa.
A petição pretende uma maior proteção do embrião humano e quer mudar o futuro da indústria da investigação com células estaminais embrionárias por toda a Europa.
Esta foi a primeira iniciativa europeia de cidadãos a ultrapassar em Portugal os requisitos estabelecidos pela Comissão Europeia e contou com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, tendo sido realizado em outubro um dia nacional de recolha de assinaturas.
‘Um de Nós’, que contou com o apoio dos Papas Bento XVI e Francisco, procura “promover uma cultura de vida na Europa, pondo cada pessoa e a sua dignidade incomparável no centro dessa cultura”.
A audição pública pode ser acompanhada online.
OC