Peru: Povos indígenas prestaram homenagem ao «Papa amazónico»

Francisco almoçou com representantes de várias etnias, após discurso em que denunciou ameaças à região

Puerto Maldonado, Peru, 19 jan 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Peru várias homenagens das populações indígenas, que o saudaram aos gritos de “Papa amazónica” e lhe ofereceram símbolos de honra.

O segundo dia em solo peruano incluiu um encontro com milhares de representantes dos povos amazónicos da Bolívia, Brasil e Peru, em Puerto Maldonado, onde o Papa recebeu uma ‘tawa’, símbolo awajún que é usado apenas pelos sábios.

Após o encontro no Coliseu ‘Madre de Dios’, no sudeste peruano, Francisco almoçou com nove representantes de várias etnias da Amazónia.

Nos testemunhos que apresentaram ao Papa, durante a manhã, os povos indígenas denunciaram ameaças ligadas à exploração de minérios e a grandes explorações agrícolas, que destroem recursos naturais e retiram territórios ancestrais a estas comunidades.

“Provavelmente, nunca os povos originários amazónicos estiveram tão ameaçados nos seus territórios como o estão agora”, alertaria o Papa, falando numa uma terra disputada em várias frentes.

OC

Partilhar:
Scroll to Top