50 mil pessoas acompanharam Francisco
Trujillo, Peru, 20 jan 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco visitou hoje a população do bairro de ‘Buenos Aires’, no Peru, afetado em 2017 pelo fenómeno meteorológico ‘El Niño Costero’, sendo acompanhado por cerca de 50 mil pessoas nas ruas estreitas da localidade.
A passagem papamóvel foi saudada com aplausos e gritos da multidão, tendo o pontífice sido recebido por uma delegação de autoridades locais e por crianças, com flores e presentes, incluindo um tradicional gorro em lã, o “chullo”, vermelho e branco.
Uma das avenidas foi rebatizada com o nome ‘Papa Francisco’ e estava decorada com tapetes florais alusivos à visita apostólica do bispo de Roma.
Após esta visita, o Papa reuniu-se em privado com o ministro da Educação do Peru, Idel Vexler, e seis estudantes de escolas públicas e privadas, envolvidos no projeto ‘Scholas’, idealizado pelo atual pontífice quando era arcebispo de Buenos Aires, na Argentina.
Francisco dedica o seu terceiro dia de visita ao território peruano à segunda maior cidade do país sul-americano, Trujillo, na costa do Pacífico, onde presidiu a uma Missa perante uma multidão estimada em cerca de 500 mil pessoas.
O Papa foi recebido com danças típicas no Aeroporto de Trujillo, após um voo de 500 quilómetros desde Lima, seguindo depois para o passeio de Huanchaco, onde preside à Eucaristia ao ar livre.
A região foi duramente afetada pelas inundações provocadas pelo fenómeno ‘El Niño’ Costeiro, que provocaram mais de 70 mortes e deixaram elevados danos materiais.
A agenda papal no norte do Peru inclui ainda uma visita à Catedral, um encontro com membros do clero e institutos religiosos (20h30 em Lisboa) e uma celebração mariana dedicada à Virgen de la Puerta, na Praça das Armas (21h45 em Lisboa).
OC