Francisco rezou por uma Igreja «em saída»
Lima, 21 jan 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco visitou hoje a Catedral de São João, em Lima, para rezar diante das relíquias dos santos peruanos, pedindo uma Igreja “em saída”.
“Ajudai-nos a ser Igreja em saída, aproximando-nos de todos, especialmente dos menos favorecidos; ensinai-nos a ser discípulos missionários de Jesus Cristo, o Senhor dos Milagres, vivendo o amor, procurando a unidade e praticando a misericórdia”, pediu o Papa, na oração de intercessão a São Toríbio de Mogrovejo, Santa Rosa de Lima, São Martinho de Porres, São Francisco Solano e São João Macías.
Francisco foi recebido pelo arcebispo de Lima, cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, e a oração foi acompanhada por cerca de 2500 pessoas, membros do clero, de institutos religiosos, de movimentos eclesiais e agentes pastorais.
O Papa é devoto de São Martinho de (1579-1639), o frade dominicano negro que é representado com uma vassoura na mão, como símbolo de humildade.
A visita apostólica ao Peru termina esta tarde com a celebração da Missa na Base Aérea Las Palmas; a cerimónia de despedida, no aeroporto de Lima, acontece às 18h00 locais, a que se segue a viagem para Roma, onde o avião papal deverá chegar às 14h15 (13h15 em Lisboa) desta segunda-feira.
O Papa iniciou esta segunda-feira, no Chile, a sua 22ª viagem internacional e chegou a Lima na quinta-feira.
OC