Perfil socio-religioso da Diocese de Viseu

O Conselho Presbiteral de Viseu reuniu-se esta semana para conhecer as conclusões do estudo socio-religioso da diocese intitulado: "A Diocese de Viseu e novos espaços de Evangelização".

"Os resultados do estudo, não deixam dúvidas sobre a avaliação positiva que os viseenses fazem da Diocese, bem como o seu desejo de que ela intervenha mais activamente na sociedade", refere um comunicado do secretariado do Conselho, enviado à Agência ECCLESIA.

A reunião foi presidida D. Ilídio Leandro, Bispo local, e contou com a presença de alguns responsáveis por este trabalho: Carlos Liz, José Mateus, Frei Eliseu e Irmã Maria Alice.

A partir deste estudo, é pedido à Diocese que "participe em parcerias com diversos actores sociais e que incremente ainda mais a pastoral de proximidade".

"É desejada uma ‘igreja anfitriã', que saiba receber em sua casa, mas também estar em casas de outros ou em espaços comuns. Uma igreja informal, descomplexada, atenta e sempre pronta para ouvir e ter uma palavra, um gesto de acolhimento e incentivo", acrescenta o comunicado.

A nota apresentacinco grandes conclusões, que apontam para outras tantas vias de cooperação entre a Igreja e a sociedade:

Em primeiro lugar, é defendida a valorização da família, afirmando-se que "a Igreja pode ter um papel decisivo na defesa da família, dos seus valores, ajudando os pais mais jovens na educação/formação dos seus filhos e no modo de entender os mais velhos, promovendo a relação intergeracional". Os jovens universitários são outro alvo apontado.

A Igreja em Viseu é ainda chamada a "diversificar a oferta cultural na cidade", procurando associar-se a outros promotores de cultura, disponibilizando espaços, peças, saberes.

O estudo pede "atenção e empenho em lutar contra todas as formas de exclusa", em especial face à "desumanização" do desenvolvimento urbano, dentro e fora de casa das pessoas, podendo conceber e divulgar "mapas de inclusão social".

"A Igreja que não se deixa aprisionar em ideias feitas a seu respeito, pode mostrar a sua obra e a sua vontade de servir sempre melhor, estudar novas formas de paróquia e espaços pastorais mais adaptados à vida urbana, novas formas de viver o tempo e o espaço", indica a Diocese de Viseu.

Segundo o comunicado do Conselho Presbiteral, um grupo de sacerdotes que funciona como o "Senado do Bispo", "a realização deste estudo constitui uma etapa importante na preparação do Sínodo Diocesano. Serão publicados em breve os resultados".

Página da Diocese de Viseu (Galeria de fotos)

 

Partilhar:
Scroll to Top