Fátima, 10 set 2011 (Ecclesia) – Em agosto de 2015 realiza-se a Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma (Itália) decidiram os responsáveis nacionais e diocesanos da pastoral de acólitos dos diferentes países da Europa que estiveram reunidos em Fátima.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, sublinha-se que, de 6 a 9 de setembro, na Assembleia Geral do CIM (Coetus Internacionalis Ministrantium) se debateu o futuro deste organismo “como setor importante de partilha e ajuda na pastoral dos acólitos em toda a Europa”
O CIM tem por missão congregar os responsáveis nacionais e diocesanos da pastoral de acólitos dos diferentes países, especialmente da Europa e a realização da Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma.
Este encontro que decorreu na Domus Carmeli, sob a presidência de D. Ladslaw Namet, Bispo de Zrenjanin, Sérvia, teve a participação de diferentes países: Áustria, Bélgica, Suíça, Alemanha, França, Hungria, Croácia, Itália, Luxemburgo, Roménia, Eslováquia, Sérvia e Portugal com o Serviço Nacional de Acólitos (SNA), Aveiro, Évora, Leiria-Fátima e Lisboa.
Ficaram estatutariamente reconhecidos os atuais grupos linguísticos: Francês (no qual Portugal participa), Alemão e Húngaro e que o encontro do CIM de 2012 será composto por jornada de estudos e assembleia geral, em Zagreb, (capital da Croácia) de 3 a 6 de setembro.
LFS