Fátima, Santarém 09 set 2013 (Ecclesia) – A Família Concepcionista ao Serviço dos Pobres peregrinou ao Santuário de Fátima, este domingo, em ação de graças pela vida da fundadora, Maria Isabel da Santíssima Trindade, e pediu fidelidade ao carisma.
D. José Alves, arcebispo de Évora, presidiu à celebração eucarística, e assinalou o exemplo “luminoso de vida cristã” da fundadora da congregação, “uma mulher iluminada pela fé e abrasada pelo fogo da caridade”.
A “simplicidade e fidelidade ao serviço de Deus e dos pobres, num total desprendimento de si mesma”, foram traços deMmaria Isabel da Santíssima Trindade, sublinhados pelo arcebispo, aponta o Santuário de Fátima.
“Ser cristão autêntico não se resume a um título, é antes um compromisso de vida que, embora admita graduações, não deixa de ser exigente para todos”, referiu o prelado, relembrando as três caraterísticas, que madre Maria Isabel da Santíssima Trindade tinha, e que definem o ser cristão: aquele que privilegia acima de tudo a relação com Deus, a relação com as pessoas e consigo próprio.
A fundadora da Família Concepcionista ao Serviço dos Pobres nasceu no Alentejo e depois de dez anos de casamento, enviúva e decide doar os seus bens e dedicar a sua vida ao serviço dos mais pobres, vindo a falecer em 1962.
A 5 de julho deste ano, o Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que concedeu o título de “venerável” reconhecendo a heroicidade das suas virtudes.
CB/LS