Peregrinação celebra vida de São João Bosco

Réplica da urna do fundador dos Salesianos chega à Madeira e vai percorrer Portugal durante 20 dias

Lisboa, 30 ago 2012 (Ecclesia) – Uma réplica da urna com restos mortais do fundador dos Salesianos vai chegar hoje à Madeira, iniciando um percurso de 20 dias por Portugal para lembrar a vida e obra de São João Bosco.

O padre Aníbal Mendonça, coordenador da comissão organizadora desta iniciativa, destaca à ECCLESIA a “adesão muito grande” das várias dioceses, em particular dos bispos, para acolher as relíquias.

Este responsável elege o programa do dia 15 de setembro, em Lisboa, como a “grande celebração” da peregrinação.

“Nesse dia, convidamos todos os jovens que se queiram associar a nós para uma festa”, que se inicia nas Oficinas de São José, antes de o cardeal-patriarca e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Policarpo, presidir a uma missa no Mosteiro dos Jerónimos, às 16h00.

O padre Aníbal Mendonça confessa o seu “entusiasmo” perante a perspetiva desta peregrinação, que apresenta como “um acontecimento espiritual e de revitalização”.

Os sete grupos da família salesiana que estão em Portugal preparam-se assim para assinalar o bicentenário do nascimento do seu fundador junto da réplica da urna que se encontra em Turim, Itália, com uma relíquia de São João Bosco.

A iniciativa percorre o mundo há mais de dois anos no contexto da preparação para o bicentenário do nascimento do santo italiano, a 16 de agosto de 2015.

As relíquias estiveram durante uma semana em Cabo Verde, país que integra a província portuguesa da congregação católica dedicada à educação da juventude e que agrega leigos, religiosas e padres.

A peregrinação em Portugal, onde os salesianos atuam desde 1894, passa por catedrais, igrejas, casas religiosas e escolas pertencentes à instituição.

O programa iniciou-se hoje na igreja da Escola Salesiana do Funchal, às 11h30 com uma celebração de acolhimento da urna, num dia que inclui momentos de oração e de convívio.

Esta sexta-feira, às 11 horas D. Maurílio Gouveia, arcebispo emérito de Évora, vai presidir a uma missa na Sé do Funchal, no momento que encerra a peregrinação no arquipélago, adianta o Jornal da Madeira.

O padre João Bosco nasceu a 16 de agosto de 1815 e morreu em 1888, a 31 de janeiro, data em que a Igreja Católica faz a sua evocação litúrgica.

O provincial dos Salesianos, padre Artur Pereira, lembra um santo que desde muito cedo foi marcado pela “dimensão religiosa e educativa”.

“A escola não era um objetivo, era uma mediação: a ideia final, a mais importante, era a salvação da alma”, precisa o religioso.

Para o responsável pela congregação em Portugal, a peregrinação das relíquias “tem movido muito as comunidades”, desejando que a iniciativa possa suscitar novas vocações entre os mais jovens.

A inicativa vai estar em destaque no programa Ecclesia na Antena 1 deste domingo, emitido a partir das 06h00, ficando posteriormente disponível para escuta ou download na internet.

Uma relíquia é um objeto preservado com o propósito de ser venerado religiosamente: uma peça associada a uma história religiosa, um objeto pessoal, partes do corpo de um santo ou de um beato.

PRE/RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top