Lisboa, 19 mai 2014 (Ecclesia) – O encontro nacional deste ano dos membros do Apostolado do Mar, organismo internacional católico que acompanha profissionais ligados à atividade marítima, foi marcado por apelos à união e ao espirito de serviço dentro dos diversos grupos paroquiais.
Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, marcaram presença na iniciativa em Peniche “cerca de 250 pessoas”, que ouviram o diretor nacional, padre Sílvio Couto, refletir sobre “os últimos anos” do movimento em Portugal, “sobretudo desde a Expo98”.
A festa nas instalações do “Stella maris” incluiu uma sessão cultural recreativa, em jeito de musical, que evocou o “monsenhor Manuel Bastos, pároco de Peniche durante sessenta e dois anos, a vivência de ‘Peniche terra-mãe’ e a dinâmica atual de solidariedade naquela cidade”.
O Apostolado do Mar está presente atualmente no nosso país em Vila Praia de Âncora, Caxinas, Buarcos, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (paróquias de Anunciada e São Sebastião) e Fuzeta.
A organização da Igreja Católica tem habitualmente dois momentos de âmbito nacional: o retiro em Fátima, a anteceder a Quaresma, e o encontro nacional, normalmente em meados de maio.
ASC/JCP