Pedofilia: Bispos da Bélgica pedem perdão

Mensagem do episcopado admite falhas na gestão dos casos de abusos sexuais de menores

Os Bispos católicos da Bélgica publicaram uma carta na qual pede “perdão a todas as vítimas de abusos sexuais” por parte do clero, reconhecendo ainda falhas na gestão destes casos.

A missiva, publicada esta Quarta-feira, apresenta às vítimas as desculpas dos responsáveis da Igreja Católica “seja pelas agressões, seja pelo tratamento desadequado” que receberam.

Num texto particularmente duro, os Bispos sublinham que a prioridade deve ser “a segurança e a protecção das crianças”, ponto sobre o qual “não há que tergiversar”.

“Reconhecemos que responsáveis da Igreja não avaliaram na devida medida o drama do abuso sexual sobre menores e a extensão da suas sequelas”, pode ler-se.

A mensagem admite que uma política de “silêncio” levou a que a prioridade fosse dada à “reputação da instituição eclesial e dos seus ministros”.

“Abusadores receberam uma nova oportunidade, ao passo que as vítimas levavam na sua carne as feridas que pouco ou nada cicatrizavam”, lamentam os Bispos belgas.

Depois de terem sido recebidos por Bento XVI no Vaticano, no último dia 8 de Maio, os responsáveis pela Igreja Católica na Bélgica destacam a “coragem” das vítimas que conseguiram “derrubar o muro de silêncio” e asseguram esforços para “instaurar uma cultura de verdade e de justiça”.

Em finais de Abril, a Igreja belga foi abalada pela confissão de D. Roger Joseph Vangheluwe, agora bispo emérito de Bruges, o qual admitiu ter abusado de um jovem durante vários anos.

Partilhar:
Scroll to Top