Lisboa, 30 dez 2017 (Ecclesia) – A Pax Christi Portugal quer ajudar a aprofundar a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, este ano dedicada aos migrantes e refugiados, e publicou uma brochura sobre o tema.
“Pretendendo contribuir para a celebração deste dia dedicado à paz, um direito humano fundamental, que é dom de Deus e, ao mesmo tempo, projeto humano em realização, a Pax Christi Portugal produziu a brochura «Acolher os migrantes e os refugiados: Caminho para construir a paz. Contributos para a Celebração do 51º Dia Mundial da Paz»”, assinala o Movimento Católico Internacional para a Paz num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
No subsídio disponibilizado podem encontrar-se textos que ajudam a estudar a menagem do Papa, «Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz», bem como sugestões de orações e algumas atividades promotoras de paz que vão acontecer ao longo de 2018.
A brochura está disponível para ser descarregada e impressa.
O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia do novo ano.
O Movimento Pax Christi foi fundado em França, no pós II Guerra Mundial, com o propósito de apelar à reconciliação e à paz entre os países envolvidos.
Em Portugal iniciou as suas atividades na década de 80, sendo atualmente presidido pelo bispo das Forças Armadas e se Segurança D. Manuel Linda.
OC/LS