«Igreja deve ser sinal de reconciliação», num mundo «marcado por conflitos armados» e «divisões entre povos»

Cidade do Vaticano, 26 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV lembrou hoje a necessidade de “esforços para promover a não-violência” e afirmou que nas comunidades, em especial “nas periferias”, “a Igreja deve ser sinal de reconciliação”.
“Jesus continua a enviar os seus seguidores ao mundo para se tornarem criadores de paz nas suas vidas quotidianas. Nas paróquias, nos bairros e, especialmente, nas periferias, é ainda mais importante que uma Igreja capaz de reconciliação esteja presente e visível”, escreveu o Papa numa mensagem dirigida aos participantes da Assembleia Nacional da Pax Christi, nos Estados Unidos da América (EUA)
“Com os muitos desafios que o nosso mundo enfrenta atualmente, incluindo conflitos armados generalizados, divisões entre os povos e os desafios da migração forçada, os esforços para promover a não-violência são ainda mais necessários”, pode ler-se na missiva, com data de 20 de julho, divulgada hoje pela Sala de imprensa da Santa Sé.
A Pax Christi é um Movimento Católico Internacional para a Paz, fundado em França em 1945 com o objetivo de encorajar a reconciliação e a paz no seio das nações feridas pela II Guerra Mundial, tem estatuto consultivo nas Nações Unidas, na UNESCO e no Conselho da Europa.
Aos participantes da assembleia nacional da organização, nos EUA, que decorreu em Detroit, Michigan, entre 25 e 27 de julho, Leão XIV pediu que trabalhem para que as comunidades possam ser “«casas de paz, onde se aprende a neutralizar a hostilidade através do diálogo, onde se pratica a justiça e se valoriza o perdão»”, pediu, recordando palavras que dirigiu, em junho, à Conferência Episcopal Italiana.
O Papa recordou o desafio de “São Paulo” para que “muitas mais pessoas aceitem viver em paz com os seus irmãos e irmãs”.
Leão XIV recordou ainda que após a “violência da crucificação”, as palavras de Jesus foram para oferecer a paz: “uma paz «desarmada e desarmante, humilde e perseverante»”.
LS