Paulus apresenta «Super-Heróis da Bíblia»

É uma nova ferramenta de evangelização, dirigida a crianças e adultos. "Super-Heróis da Bíblia", da Paulus Editora, é um novo jogo que pretende suscitar o interesse pelas personagens bíblicas.

Para o padre Rui Tereso, que tem a seu cargo a direcção de toda a difusão da Editora Paulus, desde livros, postais, CD's, este novo jogo visa "dar a conhecer as personagens bíblicas", desde Jesus a Maria, passando por Abraão e Moisés, até Pedro e Paulo. Salientando que "a ideia original do jogo é da Paulus Editora e não é nenhuma tradução do estrangeiro", este padre paulista conta, ao Jornal W, como nasceu a iniciativa. "Numa reunião, surgiu a questão. ‘Como poder apresentar as figuras bíblicas, numa linguagem actual, às crianças e aos jovens de hoje?'". Neste sentido, pensaram em criar um jogo, mas de "uma forma simples, prática, que desse tanto para crianças como para jovens, e que utilizasse uma linguagem moderna".

O padre Rui Tereso, na sua missão, procura que Deus chegue àquelas pessoas que não vão ao encontro da Igreja. Este jogo é uma nova forma ferramenta de evangelização, dirigida também a quem não frequenta a Igreja: "Este jogo centra-se precisamente na evangelização. Hoje sabemos que quando um produto é muito conectado com a religião, as pessoas nem sempre aderem. E este é um jogo para todo o tipo de pessoas, que poderá ser jogado inclusivamente por quem não tem uma vivência cristã". Segundo este sacerdote paulista, que procura anunciar Jesus Cristo através da comunicação social, o jogo "Super-Heróis da Bíblia" poderá também levar as pessoas a perguntarem-se: "Quem é Jesus? Quem é Maria? Quem é João Baptista? Quem é Madalena? E depois, com certeza que vão sentir curiosidade e vão investigar". A publicação deste jogo será, por isso, acompanhada da criação de um site – que será colocado on-line dentro de um mês -, onde as pessoas poderão aprofundar a vida destas figuras que estão presentes na Bíblia.

Os desenhos do jogo "Super-Heróis da Bíblia" são da autoria da Terra das Ideias. "São desenhos modernos, que foram desenhados ao estilo de personagens da banda desenhada, como o Homem Aranha ou o Super-Homem", destaca o padre Rui Tereso.

Como indica o próprio nome, o jogo está dividido pelos super-heróis da Bíblia e é composto por cores e número, jogando-se em sequência e tendo como objectivo final ficar sem cartas na mão, obtendo o maior número de pontos. Entre as 118 cartas que compõem o jogo, há algumas cartas especiais. "Por exemplo, a carta de Jesus é a mais importante, porque salva sempre dos vários perigos, como a carta do pecado ou a do túmulo. Ou seja, no próprio jogo vem referida a importância que tem na vida cristã os vários conceitos da Igreja".

Questionado sobre a figura de Cristo no jogo, o padre Rui Tereso diz que essa é uma carta que se destaca. "Primeiro tem uma cor que não tem mais nenhuma carta. Depois não tem nenhum número; o que tem é um coração, sinal de vida nova! Ele que é libertador, Filho de Deus. É claro que é também a carta que dá mais pontos".

Com um custo que não chega aos dez euros (9,90€), este novo jogo já se encontra à venda, podendo ser encontrado nas lojas da Paulus, mas também nas grandes superfícies. Em Setembro, o jogo será dado a conhecer às escolas, aos colégios, às paróquias e aos secretariados da catequese.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR