Futuro beato foi primeiro Papa a visitar Portugal
Cidade do Vaticano, 10 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco aprovou hoje o decreto para a beatificação do Papa Paulo VI, marcada para o dia 19 de outubro.
“A cerimónia de beatificação vai decorrer no fim da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a família”, informou hoje a sala de imprensa da Santa Sé.
Depois da Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, aprovar por unanimidade um milagre atribuído à intercessão do Papa Paulo VI, o prefeito deste dicastério, cardeal Angelo Amato, encontrou-se esta sexta-feira com o Papa Francisco que promulgou o decreto.
Paulo VI (Giovanni Batista Montini) nasceu a 26 de setembro de 1897 em Concesio (Itália) tendo falecido em Castelgandolfo (Itália) em agosto de 1978.
Após o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do Papa italiano, a sua beatificação é a penúltima etapa para a declaração da santidade.
Entre os nove Papas que a Igreja Católica teve no século XX há, neste momento, três santos: Pio X, João XXIII e João Paulo II; os dois últimos foram canonizados por Francisco no último dia 27 de abril.
A canonização, ato reservado à Santa Sé desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
RV/SN