Fátima, Santarém, 18 out 2014 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou a sua satisfação pela beatificação do Papa Paulo VI, que vai ter lugar este domingo em Roma.
O porta-voz dos bispos portugueses disse à Agência ECCLESIA que a cerimónia é um “acontecimento, uma graça e um grande dom para a Igreja e para o mundo”.
“Os bispos portugueses congratulam-se com esta beatificação do Papa Paulo VI e, além do patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, outros bispos certamente estarão presentes na celebração no Vaticano”, referiu o padre Manuel Barbosa.
Um dos membros do episcopado português que já tem presença confirmada em Roma é D. António de Sousa Braga, bispo de Angra, que foi ordenado padre pelo futuro beato a 17 de maio de 1970.
A etapa da beatificação é o penúltimo passo antes da declaração de santidade (canonização), através da qual a Igreja Católica confirma que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de vida.
JCP