Património: «Um Céu para Santa Isabel», conservação e restauro na igreja em Lisboa

Cardeal-patriarca preside à Eucaristia após inauguração da pintura no teto às 17h30

Lisboa, 19 jul 2016 (Ecclesia) – O pároco de Santa Isabel, no Patriarcado de Lisboa, informa que D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca, vai presidir hoje à Eucaristia às 19h00, depois da inauguração oficial da pintura do teto da igreja paroquial às 17h30.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre José Manuel Pereira de Almeida contextualiza que o projeto intitulado ‘Um Céu para Santa Isabel” surgiu de um convite feito ao artista plástico Michael Biberstein, em outubro de 2009, por sugestão de um gabinete de arquitetura.

Segundo o sacerdote, a inauguração, marcada as 17h30 de hoje, compreende também a conservação e restauro da “parte superior das paredes” que incluem as janelas, um trabalho que corresponde à 1.ª fase da obra iniciada no ano em que se comemora o quinto centenário da Beatificação da Rainha Santa Isabel de Portugal.

O pároco da igreja de Santa Isabel, em Lisboa, que agradece também todos os “generosos apoios” para a pintura do “céu” destaca que a primeira fase de conservação e restauro foi “integralmente suportada pelos paroquianos”.

O padre José Manuel Pereira de Almeida recorda também que a maquete ‘Um Céu para Santa Isabel’ foi apresentada pela primeira vez na Appleton Square, no âmbito da Trienal de Arquitetura de 2010 e o “interesse” que o projeto despertou motivou angariação de fundos para a sua realização.

O artista Michael Biberstein faleceu em 2013, a “escassos meses” de começar a pintura mas o pároco de Santa Isabel explica que a sua viúva Ana Nobre de Gusmão, e todas as pessoas envolvidas no projeto, resolveram continuar o projeto e “estabeleceram que o teto deveria ser pintado” como o “original da maquete”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR