Participação realizada pela internet habilita a viagem à Finlândia
Lisboa, 03 mai 2017 (Ecclesia) – A Torre dos Clérigos procura conquistar o voto do público nos prémios ‘Europa Nostra’ 2017, depois de já ter visto o júri da iniciativa distingui a reabilitação do edifício, um ex-libris da cidade do Porto.
A votação online para o ‘Prémio do Público’, no galardão da União Europeia para o Património Cultural, é aberta a cidadãos de todo o mundo, que podem ganhar uma viagem para duas pessoas à cidade histórica de Turku, na Finlândia, e assistir à cerimónia de entrega dos prémios a 15 de maio.
A votação pela internet, que termina hoje, permite também angariar apoios para os projetos apresentados, ao todo 29 candidatos.
O público pode votar em três projetos, por ordem de preferência, sem repetir o país de origem dos mesmos.
A Igreja e Torre dos Clérigos já foram premiadas pelo júri na ‘Categoria Conservação’ da Europa ‘Nostra 2017’, por um projeto de “restauro abrangente” que, “desde a investigação preliminar à conclusão, foi realizado apenas em dois anos”, terminando em dezembro de 2014.
Para além, da recuperação da igreja, do edifício central e da torre, a intervenção no espaço permitiu a multiplicação de ofertas culturais, o acesso à ‘Coleção Christus’, a abertura do Salão Nobre, Enfermaria, Sala do Despacho, Sacristia, inacessíveis ao público há 250 anos.
Para o presidente da Europa Nostra, o cantor Plácido Domingo, os vencedores da edição 2017 do prémio da União Europeia “demonstram que o património é um instrumento fundamental para o desenvolvimento económico sustentável, a coesão social e uma Europa mais inclusiva”.
PR/CB/OC