Do programa consta a apresentação da última edição da Revista Invenire
Lisboa, 25 abr 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja vai apresentar hoje a mais recente edição da sua revista ‘Invenire’ na iniciativa ‘Conversas sobre Arte’, intitulada “Musealizar o Sagrado”, no Museu Diocesano de Santarém.
“Discute-se, agora, de que forma pode o discurso museológico, sem prejuízo do rigor, transmitir a função litúrgica ou devocional do património religioso”, explica a diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Sandra Costa Saldanha contextualiza que a transferência do objeto religioso para o museu se faz, “em regra, através da valorização artística e da anulação da imaterialidade” que lhe era própria.
Para esta conversa e reflexão foram convidados Emília Nadal, António Filipe Pimentel e Dalila Rodrigues, num debate conduzido pela investigadora Maria Isabel Roque a partir das 17h00, no Museu Diocesano de Santarém.
Antes desta iniciativa a última edição da revista ‘Invenire’ vai ser apresentada por João Carlos Brigola, doutorado em História/Museologia pela Universidade de Évora, às 16h00.
O décimo número da revista de Bens Culturais da Igreja tem quatro chamadas de capa onde se destaca a grande entrevista “Ciência e fé – um olhar imensamente positivo”, ao Prémio Pessoa 2014, o historiador e professor universitário Henrique Leitão.
“Uma cerveja impossível – património português em Mazagão”, é um artigo de opinião de João Paulo Oliveira e Costa que leva o leitor numa viagem a Marrocos e à lembrança das memórias portuguesas em Mazagão.
O portfólio desta edição apresenta “um tesouro de fé nos Açores” através do olhar fotográfico de Susana Goulart Costa, com destaque para o Senhor Santo Cristo dos Milagres.
O evento no Museu Diocesano de Santarém é de entrada livre e termina com uma visita ao espaço que acolhe o encontro, a partir das 18h00.
CB/OC