Publicação é lançada no Porto
Lisboa, 09 mai 2013 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) apresenta hoje no Porto o sexto número da revista ‘Invenire’, cujo caderno temático é dedicado à questão da “abertura das igrejas”.
“A inacessibilidade que carateriza um vasto conjunto de património da Igreja no nosso país, aliada à necessidade de assegurar a abertura regular dos tempos, constitui preocupação de longa data”, escreve Sandra Costa Saldanha, diretor do SNBCI.
A sessão tem início marcado para as 17h30, na igreja dos Clérigos, Porto, com intervenção de Vítor Teixeira, professor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Durante o encontro vai ainda decorrer a apresentação do projeto de inventário de Bens Culturais da Igreja, por D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
A revista inclui uma entrevista a D. Carlos Azevedo, delegado para os Bens Culturais do Conselho Pontifício da Cultura, apresentando ainda obras do património religioso português, um conjunto de projetos em curso e, pela primeira vez, um espaço de recensões.
OC