«No meio de todas estas guerras (…) este é um sinal de esperança no nosso modo europeu de ser, de viver, que queremos oferecer aos outros» – D. Nuno Brás






Funchal, Madeira, 22 nov 2023 (Ecclesia) – A Sé do Funchal acolheu, esta segunda-feira, a cerimónia de descerramento da placa de bronze comemorativa do Prémio Europeu do Património Cultural/Prémio Europa Nostra da edição de 2023, atribuído à recuperação dos Tetos Mudéjares da Catedral.
“No meio de todas estas guerras que invadem o mundo, no meio de todas estas incertezas, este é um sinal de esperança no nosso modo europeu de ser, de viver, que queremos oferecer aos outros”, afirmou o bispo do Funchal, D. Nuno Brás.
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, referiu, por sua vez, que os trabalhos de restauro e de reabilitação do património edificado são para continuar, informa o Jornal da Madeira.
“Concluímos agora a reabilitação do Convento de Santa Clara, acho que é uma obra magnifica e exemplar de restauro. Estamos a avançar já na Capela de São Paulo e acho que é muito importante concluirmos, penso que no próximo ano, a requalificação e reabilitação da Quinta do Monte, que também está intimamente e de forma intrínseca ligada à nossa história”, adiantou o responsável.
O governante aproveitou para agradecer pelo “trabalho exaustivo, complexo e multidisciplinar” e também “exemplar”, que segundo Miguel Albuquerque foi “justamente reconhecido” pelo prémio europeu.
Os Tetos Mudéjares da Sé do Funchal foram distinguidos pela Comissão Europeia e a Europa Nostra juntamente com três projetos portugueses: “Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal ‘Arte-Xávega’”; “Projeto ALMADA, Lisboa” e “Cláudio Torres”.
Os vencedores foram selecionados por um júri composto por peritos em património oriundos de toda a Europa, após uma avaliação feita por comités de seleção responsáveis pela análise das candidaturas submetidas, tanto por organizações como por pessoas a título individual, de 35 países europeus.
LJ/OC
Património: Restauro dos tetos mudéjares da Sé do Funchal apresentados em sessão pública