Portalegre, 16 mar 2023 (Ecclesia) – A catedral de Portalegre reabre hoje, dia 16, após obras de reabilitação, com uma sessão solene que começa às 14h30.
A sessão solene começa às 14h30 e meia hora depois começam as reflexões sobre a reabilitação da Sé de Portalegre, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa, que conta com a presença do Bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, tem também um momento musical com «Auris voces».
As obras de restauro da Sé de Portalegre abarcaram também, para além do edifício, o património móvel deste edifício secular: O edificado (catedral, claustros e anexo) e também o recheio maneirista (retábulos dos altares), esculturas ou imagens, pinturas ou quadros isolados, azulejaria e paramenteiros.
Construída a partir dos meados do século XVI (1556), ao longo de 70 anos, a Sé de Portalegre sofreu obras de vulto no século XVIII (1726-1795) e, volvidos 225 anos (2020-2022), volta a ter obras.
A 15 de fevereiro de 2022, a Sé de Portalegre abriu as suas portas para uma “visita aberta” para observar os trabalhos que já tinham efetuados no seu interior, nomeadamente nos retábulos e pinturas dos altares, no dia que fez um ano que foi assinado o auto de consignação da empreitada da obra de reabilitação da Catedral de Portalegre, seus claustros e anexos.
Estas obras de reabilitação são comparticipadas pelo FEDER a 85%, sendo a contrapartida nacional assegurada pela Diocese de Portalegre-Castelo Branco (15%).
A Diocese de Portalegre-Castelo Branco lançou um concurso público para a reabilitação integral da Catedral de Portalegre, a 23 de julho de 2020, para a empreitada com um custo total estimado em 3 milhões e 300 mil euros
LFS/CB