Projeto vai recuperar tela que representa Santo António a dar de comer aos pobres
Lisboa, 18 jul 2015 (Ecclesia) – A paróquia de São Cristóvão vai iniciar no dia 20 de julho o restauro “ao vivo” de uma das 35 telas de Bento Coelho da Silveira (séc. XVII) para dar a conhecer as técnicas usadas aos visitantes.
De acordo com informações do pároco, padre Edgar Clara, o restauro ao vivo vai permitir que os lisboetas e os turistas acompanhem a intervenção, em qualquer dia da semana, entre as 10h00 e as 18h00.
“Ao longo deste período far-se-á um conjunto de workshops direcionados a adultos e outros a crianças com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservação do património”, refere o padre Edgar Clara.
O pároco de São Cristóvão acrescenta que se pretende “criar entre o público e este património artístico único uma relação de proximidade e pertença, passível de continuar e multiplicar o apoio recebido até à data”.
O projeto ‘Arte por São Cristóvão’ (www.arteporsaocristovao.org) envolve a população da Mouraria e entidades públicas e privadas com o objetivo de restaurar a igreja de São Cristóvão, em Lisboa.
Vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa 2014, com a atribuição de 75 mil euros, a iniciativa ‘Arte por São Cristóvão’ está a promover também a participação dos cidadãos através do projeto de crowdfunding (financiamento colaborativo).
O “restauro ao vivo” da tela que representa Santo António a dar de comer aos pobres pode ser acompanhado a partir de segunda-feira, dia 20 de julho, onde estarão dois técnicos, a partir das 8h00, para esclarecer dúvidas dos visitantes e, às 15h00, vai decorrer o primeiro workshop de restauro que será acompanhado pela vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Graça Fonseca e por Miguel Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
PR