Património: Novo número da revista «Invenire» destaca segurança e furtos nas igrejas

Secretariado Nacional dos Bens Culturais associa-se ao Dia Mundial dos Museus com itinerários baseados na Rota das Catedrais

Lisboa, 19 abr 2012 (Ecclesia) – A segurança e os furtos nos espaços religiosos católicos constituem o tema central do quarto número da revista «Invenire», editada semestralmente pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI).

A publicação contém uma “variedade” de artigos “sob o ponto de vista cronológico e temático”, continuando a apresentar textos que resultam de “investigação qualificada”, explicou à Agência ECCLESIA a diretora do departamento, Sandra Costa Saldanha.

A responsável considera que o balanço da revista criada há dois anos é “positivo no que diz respeito à valorização dos bens culturais da Igreja”.

Os artigos são “muitos incisivos”, especialmente nos dossiers, e têm “grande frontalidade e abertura” ao abordar temas “sensíveis”, como sucede nesta edição e no caso do caderno dedicado à Lei da Separação entre o Estado e a Igreja, afirmou.

“Não é uma revista académica mas não é meramente de divulgação, e por isso chegamos a públicos muito variados, com formações muito diversificadas”, acrescentou.

A linha editorial, salientou, procura “todo o tipo de autores, independentemente das suas proveniências”, com o objetivo de conseguir a “multiplicidade de abordagens”.

Os mil exemplares de cada número são vendidos no site do SNBCI, em regime de assinatura, e na rede comercial, bem como em organismos eclesiais, e nestes dois anos registaram-se mais de 350 subscritores.

Sandra Costa Saldanha revelou também que a Igreja Católica vai estrear os roteiros do património religioso, a 18 de maio, Dia Mundial dos Museus, ainda numa “edição experimental”.

O tema deste percurso é a Rota das Catedrais, potenciando o lançamento da emissão filatélica sobre as sés portuguesas que ocorre nesse dia em Santarém e Viseu.

A iniciativa designada ‘Itinerarivs’, que se prolonga durante dois dias, pretende “associar a visita guiada por especialistas” ao “alojamento e refeições relacionadas com o tema escolhido”.

O roteiro contempla passagens pelas sés de Santarém e Viseu, com visita ao Museu Grão Vasco, prosseguindo nas catedrais de Lamego e Aveiro, onde está prevista a entrada no museu da cidade, antigo Convento de Jesus.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top