Lisboa, 15 mar 2015 (Ecclesia) – O Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, acolhe hoje pelas 17h00 o lançamento da monografia ‘Rota do Românico’, publicação científica em dois volumes.
“Esta edição assume um papel de relevo na divulgação da história e da arte dos 34 novos monumentos românicos, que integraram a Rota do Românico desde 2010, mas assume também uma função complementar ao disponibilizar novos dados históricos dos concelhos que passaram a integrar o projeto: Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende”, precisam os promotores da iniciativa, em comunicado.
A coordenação desta edição esteve a cargo de Lúcia Rosas, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Maria Leonor Botelho e Nuno Resende, da mesma instituição, foram os autores dos conteúdos escritos.
O lançamento da monografia será precedido, pelas 16h00, de uma Missa de dedicação do novo altar da igreja do Mosteiro de Travanca, presidida por D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto.
A Rota do Românico, que engloba 58 monumentos, nasceu em 1998, no seio dos concelhos que integram a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa – Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, e alargou-se, em 2010, aos restantes municípios da NUT III – Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende).
OC