Projeto «Rota das Catedrais» com investimentos a norte do país
Porto, 10 out 2017 (Ecclesia) – A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Fábrica da Catedral do Porto vão promover uma “empreitada de reestruturação” do circuito de visita da Sé local, no âmbito da operação ‘Rota das Catedrais a Norte’.
“Com um montante global de investimento previsto para a Sé Catedral do Porto de 636 mil euros, a Operação Rota das Catedrais a Norte é comparticipada em 85% pelo Programa Operacional Norte 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”, adianta a DRCN em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A operação abrange, no seu conjunto, intervenções nas sés do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Lamego, Bragança e na cocatedral de Miranda do Douro, com um total de investimento de 2,5 Milhões de Euros.
No Porto, a intervenção inclui a “reestruturação do circuito de visita, com redução de barreiras arquitetónicas e infraestruturas técnicas, e reforço estrutural da Escadaria Nasoni”.
“Irão seguir-se outras intervenções, nomeadamente a empreitada de substituição da cobertura da Capela-Mor e trabalhos simultâneos de reforço estrutural da abóbada em pedra, associando trabalhos de conservação no retábulo-mor”, acrescenta a DRCN.
O projeto nacional “Rota das Catedrais” foi criado em junho 2009, através de um Acordo de Cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.
OC