Cidade do Vaticano, 23 jan 2017 (Ecclesia) – A nova diretora dos Museus do Vaticano, Barbara Jatta, apresentou hoje em conferência de imprensa o novo rosto da instituição na internet, com o objetivo de apresentar-se de forma “simples” e “acessível”.
“O novo portal conserva o mesmo endereço digital, mas apresenta-se aos internautas revolucionado, do ponto de vista editorial e de design, simples, mas ao mesmo tempo elegante e sofisticado, cativante e facilmente acessível e navegável de qualquer dispositivo e plataforma”, refere uma nota do departamento de imprensa dos Museus do Vaticano.
O novo portal pode ser consultado em cinco línguas: italiano, inglês, espanhol, alemão e francês.
No total, são 12 955 páginas em cinco línguas, com 3071 imagens e numerosos conteúdos multimédia.
Os Museus do Vaticano nasceram no século XVI, com uma pequena coleção privada de esculturas pertencentes a Júlio II (Papa de 1503 a 1513), situada no chamado “Pátio das Estátuas do Belbedere”, hoje “Pátio Octogonal”.
Na sua forma atual, são um conjunto de monumentos, galerias e palácios pontifícios que começaram a ser construídos durante o século XVIII, nos pontificados de Clemente XIV e Pio VI, recebendo milhões de visitas todos os anos.
OC