Iniciativa visa promover salvaguarda e divulgação do património
Lisboa, 12 jul 2016 (Ecclesia) – O ministro da Cultura assinou esta terça-feira um novo protocolo de cooperação com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), no Palácio Nacional da Ajuda.
“O acordo é uma peça-chave para a salvaguarda, valorização, estudo e divulgação do histórico património que é pertença das cerca de 400 Misericórdias portuguesas”, explica um comunicado do Ministério da Cultura enviado à Agência ECCLESIA.
A parceria “reveste-se da maior importância” e o protocolo de colaboração que o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, assinou com a UMP é válido por dois anos e é considerado uma “ferramenta fundamental” para reforçar a relação entre os dois organismos, “fomentando novas áreas colaboração”.
Segundo o comunicado, o protocolo envolve “muito diretamente” a Direção Geral do Património Cultural, as Direções Regionais de Cultura e a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, numa perspetiva de “apoio técnico e metodológico” mas também consultivo.
A União das Misericórdias Portuguesas é uma associação nacional “promotora da economia social” criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.
CB/OC