Património: Intervenção de restauro da Igreja de Avantos

Mirandela, Bragança, 15 out 2015 (Ecclesia) – A Igreja Paroquial de Santo André, Avantos, Mirandela, vai ter obras de recuperação do património, integradas no plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua.

Devido ao “elevado valor patrimonial e mau estado de conservação da referida igreja, o valor total da intervenção está estimado em 130 mil Euros” e as obras estão em fase de arranque, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O projeto prevê a “reabilitação das coberturas, paramentos interiores e exteriores, instalação elétrica e todo o património integrado da capela-mor”, lê-se

Neste imóvel de interesse público desde 1986 destacam-se o campanário e, no interior, a talha dourada dos altares, o púlpito e o arco cruzeiro, acrescenta a nota.

A campanha da capela-mor é a única que se encontra seguramente datada, conhecendo-se, também o autor das pinturas do teto, cuja assinatura está patente na representação de Santo Isidro.

A igreja de Avantos (Diocese de Bragança-Miranda) de fundação quinhentista, foi objeto de uma “ampla remodelação na segunda metade do século XVIII”, que visava atualizar a sua linguagem arquitetónica e decorativa, prolongando, no interior e principalmente na zona da capela-mor, um modelo de igreja forrada a ouro (mas com elementos rococó contemporâneos), o que testemunha a aceitação, por um longo tempo, de determinadas tendências artísticas.

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR