Património/Igreja: Santa Casa de Lisboa investe um milhão de euros no restauro da Igreja da Conceição Velha

Lisboa, 25 out 2013 (Ecclesia) – A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai investir um milhão de euros na reabilitação da Igreja da Conceição Velha, uma “joia manuelina”, e a formalização do projeto será assinada dia 29 de outubro.

“À população será devolvido todo o espaço para a prática religiosa, além de se criarem novas valências para atrair visitantes e dignificar este Monumento Nacional”, revela o comunicado da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa recebido hoje pela Agencia ECCLESIA.

A cerimónia de formalização do projeto de recuperação e de investimento vai realizar-se com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, e o pároco da Igreja da Conceição Velha, padre Mário Rui Leal Pedras, no próximo dia 29 de outubro, às 12h00, na Rua da Alfândega, em Lisboa.

O investimento de um milhão de euros é “um dos maiores já feitos pela instituição na recuperação do património”, informa a SCML.

“O elo histórico e a aposta da Santa Casa na preservação da Memória e do Património Arquitetónico e Artístico Nacional são argumentos de força para o apoio a esta intervenção, realizada com caráter de urgência, face ao estado de deterioração do edifício”, acrescentam no comunicado.

Foi neste edifício que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa teve a primeira sede própria, antes do Terramoto de Lisboa, em 1755.

O Rei D. José mandou-a reedificar sobre as ruínas da antiga Igreja da Misericórdia.

O portal da Igreja da Conceição Velha é considerado um dos mais relevantes exemplos do Manuelino, equiparado ao do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.

Um baixo-relevo de Nossa Senhora da Misericórdia e a capela do Santíssimo Sacramento são outros tesouros que ficarão disponíveis depois do restauro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top