Património: Igreja projetada por Siza Vieira, em Marco de Canaveses, faz 20 anos

Templo ainda está a ser pago pela comunidade local mas já precisa de obras de conservação e restauro

Porto, 11 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo do Porto celebrou este domingo os 20 anos da dedicação da igreja de Santa Maria, localizada na Paróquia de Santa Marinha de Fornos, em Marco de Canaveses, um templo idealizado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, D. António Francisco dos Santos considerou a comemoração uma oportunidade para a afirmação da “unidade e comunhão” da paróquia local.

Também da “beleza da fé”, tendo como pano de fundo um templo “que é uma referência, pela beleza do seu projeto, pelo talento do seu arquiteto, e pelo envolvimento de toda a comunidade”, acrescentou.

Consagrada a Santa Maria a 07 de julho de 1996, a referida igreja é considerada um projeto emblemático no que respeita à ligação “entre a fé e a cultura”, frisou o prelado.

No entanto, duas décadas depois, a obra ainda permanece em parte por pagar, cerca de 600 mil euros, que poderão ser regularizados num espaço de 25 anos, segundo um plano já aprovado.

No total foram pagos até agora 2,3 milhões de euros, uma verba reunida ao longo dos anos graças ao esforço “heróico” da comunidade católica local, lembrou D. António Francisco dos Santos.

“Celebrar 20 anos é para agradecer também, para agradecer a esta comunidade que levou por diante este belíssimo projeto, e ao mesmo tempo para dar novas energias juntamente com o nosso pároco, para levarmos por diante o cumprimento digno das nossas responsabilidades financeiras que temos e para o concluir porque o projeto ainda não está concluído”, salientou.

Em causa está sobretudo o revestimento dos pórticos com mais de 10 metros que constituem a entrada principal do templo.

Com o passar do tempo, a igreja de Santa Maria, e também o centro paroquial ao lado, já acusam também algum desgaste, estando necessitados de várias obras de conservação e restauro.

A ideia, que está a ser trabalhada com o arquiteto Álvaro Siza Vieira, é concluir os trabalhos no templo até outubro deste ano, a tempo da vinda à paróquia do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi.

“Teremos as portas concluídas até finais de outubro, para o grande congresso de arquitetura que vamos aqui efetuar, entre 31 de outubro e 01 de novembro, com a presença do cardeal Ravasi, de grandes críticos de arquitetura, e do próprio Álvaro Siza Vieira”, revelou o padre Fernando Coutinho, pároco de Santa Marinha de Fornos.

No âmbito das comemorações dos 20 anos da dedicação da igreja de Santa Maria, em Marco de Canaveses, foi lançado um novo guião sobre o tempo.

Destaque ainda para a abertura de uma exposição de pintura e para a criação de um novo selo a assinalar a efeméride.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top