Património: Igreja e Estado chamados a promover estudo da documentação das catedrais

Apelo lançado em congresso internacional que decorre em Faro, juntando especialistas portugueses e internacionais

Faro, 08 abr 2011 (Ecclesia) – O historiador Anísio Saraiva deixou esta quinta-feira um apelo ao Estado e à Igreja Católica para que sejam constituídos grupos de trabalho de inventariação, catalogação e digitalização da documentação das catedrais portuguesas.

Falando no congresso internacional Rota das Catedrais, que decorre no Museu Municipal de Faro, o investigador, que colabora com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, destacou a importância da implementação de linhas de investigação para áreas como a liturgia, a música, a arte, a arquitetura, mas também a simbologia e as representações do poder.

Numa conferência sobre o tema «As catedrais medievais portuguesas: fontes e desafios de investigação», Anísio Saraiva defendeu a necessidade urgente de se reunirem arquivistas mas também historiadores, de forma que se possa fazer um trabalho “claro, sólido e útil” nesta área.

Das nove sés medievais, apenas Lamego e Viseu têm uma parte de trabalhos publicados, tendo sido Viseu a única a conhecer um catálogo digital de uma parte substantiva (e até agora ignorada) documentação medieval interna, proveniente do seu cartório capitular e que hoje constitui a essência do acervo documental do Museu de Grão Vasco”, observou o historiador da Universidade de Coimbra.

Anísio Saraiva pediu que o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, em associação com a Direção Geral de Arquivos, promovam junto do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e da rede de arquivos distritais, um trabalho análogo ao que se iniciou para os arquivos das bibliotecas diocesanas e de que é exemplo o novo portal Cesareia, destinado à divulgação dos fundos das bibliotecas eclesiais portuguesas.

O congresso de Faro reúne cerca de 80 participantes, com a presença de especialistas portugueses e internacionais, bem como representantes de instituições ligadas à investigação, ao turismo, municípios e Igreja Católica.

SM/FD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top