Lisboa, 07 jan 2015 (Ecclesia) – O Governo classificou a igreja de Nossa Senhora da Purificação da Represa, no Concelho de Montemor-o-Novo, como monumentos de “interesse público”, segundo portaria publicada hoje em ‘Diário da República’.
Situada na Herdade da Represa (Distrito e Arquidiocese de Évora) e referenciada desde 1217, a igreja é datável do início do século XVI.
“Embora constitua um singelo templo rural, de tipologia comum no aro de Évora, destaca-se no seu interior um conjunto de património integrado de grande interesse, composto pelo revestimento azulejar do primeiro terço do século XVII, com padrões florais e geométricos, articulado com a talha dourada dos altares e com um acervo de pintura mural setecentista, contemporâneo do reinado de D. João V”, refere a portaria n.º 8/2015.
O artigo 17.º da lei de bases do património (n.º 107/2001, de 8 de setembro) prevê que a classificação de um imóvel tenha em conta critérios relativos ao “caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico e religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística”.
Um bem considera-se de interesse público “quando a respetiva proteção e valorização represente um valor cultural de importância nacional”.
OC